Esse manifesto foi criado pelo Núcleo Audiovisual do Circo Voador/RJ que filmou dois jovens - com fenótipos diferentes - entrando em um mesmo banco, carregando dentro das suas bolsas os mesmos objetos, porém, em momentos diferentes. Com esse vídeo podemos dizer que o método de segurança utilizado pelas agências bancárias tem como instrumento o "pré-julgamento" dos seguranças que muitas vezes são negros e acabam barrando - pois são eles que possuem o controle dessas portas giratórias- outros negros. Mas não podemos pensar que esses seguranças negros tem culpa, pois a culpa são dos patrões, dessa elite que faz uma "lavagem cerebral" em seus funcionários e na sociedade. O preconceito é uma questão histórica e cultural que sempre colocou o negro como "marginal" e "delinqüente", é por isso que devemos combater a discriminação, é nosso dever ... ou melhor é nossa dívida para com os negros!!!
Utilizando esse material a SEPPIR - Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - resolveu encaminhar esse vídeo para os 27 sindicatos dos Bancários do Brasil para mostrar que no Brasil existe preconceito SIM, e esse preconceito tem cor !! Como resposta, a Contraf-CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - está exigindo medidas dos bancos para que acabe com esse sistema de discriminação, e que garanta a igualdade de acesso para TODOS os cidadãos.
O preconceito está a todo momento do nosso lado, é nosso dever denunciar e fazer valer a igualdade que está garantido em nossa Constituição !!!
Segue abaixo o vídeo, e divulgue:
0 comentários:
Postar um comentário