6 de abril de 2011

Coletivo Pró-Cotas foi CENSURADO!!!

Mais uma intervenção do nosso Coletivo Pró-Cotas UEL! Nesse 05/04/2011.

Porém mais um ato CENSURADO pela atual gestão do DCE da nossa universidade - a "UEL DE CARA NOVA"... Pela segunda vez nós Coletivo Pró-Cotas temos o desgosto de ver o nosso ato político em favor das Cotas nas Universidades Brasileiras sendo apagado pela tinta e mãos dos nossos representantes na UEL, a gestão "UEL DE CARA NOVA"...

O que podemos esperar de um país que cria suas milícias para reprimir o seu próprio povo? E o que podemos esperar de nossos representates dentro da universidade pública com ações repressoras para com as demandas de seus estudantes?

Esse ato foi discutido em uma assembléia (segundo a explicação deles), contudo, os estudantes e muito menos o Coletivo Pró-Cotas não foram convocados , estando presentes apenas 3 estudantes ... É esse tipo de gestão que precisamos? "UEL DE CARA NOVA" tinha como propaganda política ser uma gestão "democrática", e onde podemos encontrar essa tal democracia e a tal representação dos ESTUDANTES e não de uma pequena parcela? 


A LUTA SEMPRE CONTINUA



Fotos da nossa luta:






14 comentários:

Coletivo Pró-Cotas na resistência...
A luta é nóis!

estou sabendo de duas historias.
as lutas por cotas estao certas mas pixar o muro acho que nao agrega ein nada.

cada um tem sua razao mas as coisas devem acontecer na conversa, o dce tem feito um bom trabalho e o pro-cotas um bom trabalho tambem.. o dce não deve impor nada a ninguem e o coletivo nao deve cometer um ato deste. acho que faltou, creio eu, foi dialogo. o dce liberou, mas outros estudantes foram contra a pintura, e aquele espaço é de todos.

o muro do dce é de todos, dos a favor a cotas e dos contra. as cotas infelizmente nao é uma pauta unificada há divergencias dentro do proprio ME. eu creio que há muitas outras maneiras mais inteligentes e mais impactantes dentro da uel em que o coletivo poderia atuar para defender as cotas, inclusive para agregar mais estudantes e conquistar mais credibilidade ao bom trabalho que desenvolvem.

embora eu nao concorde em muitos pontos dessa gestao, o dce necessita da reforma que essa nova gestao esta fazendo, isso é importante, era importante que todos participacem de forma consciente no que o dce esta se propondo a fazer, o dce central deve ser uma area cultural de promocao de cultura e arte como aglutinador, espaço aberto de fomentar discussoes, de todas as ideiais, e nao talvez de enfretamento de ideologias ou de imposicoes.

abracos a todos.

Em momento algum o coletivo pró-cotas quer se distanciar de diálogo, tanto que fomos procurar o DCE para conversar sobre o muro antes da primeira pintura. No entanto, no domingo em que pintamos o muro o DCE queria nos impedir de colocar o nome do Coletivo. O ato político feito ontem foi uma forma de repúdio, já que a demanda sobre as cotas ainda não acabou, temos um ano inteiro para discutir isso, principalmente no primeiro semestre, já que haverá a avaliação do sistema. Sim, existem pessoas ou grupos que são contra as cotas, afinal a luta não é homogenia (como quer o DCE). Agradecemos o comentário, queremos apenas esclarecer que esse tipo de ato não é o objetivo do Coletivo, porém pelas circunstâncias (infelizmente) vimos como necessário.

A discussão sobre cotas tem sito limitada ao simples "sim" ou "não", isso é um grande problema. Temos que nos afirmar como estudantes, cotistas e negros, já que sabemos como e por quem a história foi escrita. Portanto, não aceitamos a forma como a manifestação política foi apagada do muro exatamente pela trajetória histórica dos negros em nosso país, não queremos também vitimizar a população negra, muito pelo contrário, esse é um momento em que muitos se incomodam com a forte afirmação que essa população vem tendo.

O Coletivo está a disposição de qualquer pessoa que queira participar!!!

Abraços e força!

Olá, gostaria de agradecer a participação de vcs em nosso Blog...

Primeiro, é necessário que se enfatize que o Coletivo Pró-Cotas só existe pq não há um consenso em relação as Cotas Sociais e Raciais em nossa universidade, portanto, há muitos contrários as Cotas, sabíamos disso desde o começo e estamos preparados para o debate.

Depois, não pixamos por pixar e muito menos da forma pejorativa que vc utilizou essa palavra em sua expressão aqui no Blog. Expressamos mais uma vez a nossa idéia no muro como um ato político, se utilizamos pincéis tradicionais ou mesmo spray não cabe o seu julgamento como deslegitimação de nosso ato no muro.

Fomos autorizados a fazer a pintura e depois sem ao menos nos comunicar fizeram uma reunião deliberativa para decidir se iriam apagar ou não. Não nos deram a oportunidade de argumentação e apagaram simplesmente. Bem, isso me parece um tanto quanto AUTORITÁRIO ou eles proporcionaram o diálogo? E talvez deveríamos discutir isso e não se nós utilizamos um instrumento disponível como o spray ou até mesmo se aquele espaço é de todos. É óbvio que aquele espaço é de todos e afirmamos isso muitas vezes e por isso é que entendemos que o ato autoritário dessa Gestão do DCE de censurar a nossa proposta acaba infringindo essa premissa garantida a todos os estudantes. E também acredito que se houvesse a manifestação dos contrários as Cotas ao lado da nossa no muro seria muito importante nesse processo de discussão e construção ideológica. O debate deve sempre ocorrer e estamos esperando por ele com a nossa proposta.

Abraços

comentários para o DCE.... lamentável

pichar um muro não agrega em nada??? que os bróder do grafite não ouçam isso!

OS caras estão querendo deixar o muro bonito, bem apresentavel, estão montando eventos no espaço, revivendo o local, e a o pessoal não deixa mesmo. Né?!! Deixem os coitados em paz.

Não participo do DCE, mas vejo muitos trabalhos desse povo sair do papel, fazendo as coisas acontecerem. Sou a favor das cotas e não estou vendo esse coletivo fazer nada, não sei quem são, de onde são, e o que fazem. Sou cotista, e não estou me sentindo representado por este coletivo, mas não vejo nada de vocês acontecerem.

E agora vejo apenas um muro pixado. Creio que vocês podem fazer mais que isso. Lutem pelas cotas mas de verdade, que aí estarei junto com vocês.

Agnaldo, fizemos diversas chamadas pela UEL para que as pessoas participassem do coletivo, no início panfletamos algumas vezes no r.u. Oficinas foram oferecidas em escolas com participantes do grupo LEAFRO, fizemos discussões acerca das cotas e da temática racial no Anfiteatro do CCH, tivemos e ainda temos o apoio do movimento negro (movimento que conseguiu instituir as cotas na UEL), do NEAA, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Coletivo da Juventude Negra de Londrina. Fizemos tbm apresentações de filmes seguido de debate em escolas e vilas culturais sobre a temática racial. Sempre fizemos as divulgações pela UEL, aliás, a última divulgação que foi feita foi sobre o encontro que fizemos no DCE do centro para apresentar o coletivo e receber novas propostas de ações para esse ano.
Com relação a estética do muro, voltamos aos tempos higienistas, em que tudo deveria estar "limpo", temos até a avenida principal que se chama higienópolis. A pintura é uma arte, certo? Como disseram acima, o DCE deve ser um espaço para as artes, e essa arte continha projetos políticos.
Como já foi dito também não vitimizamos ninguém, nem negros, muito menos a atual gestão do DCE, não trabalhamos com a ideia de "coitadismo", temos consciência de que agora estamos num momento de afirmação. Todos têm suas ideologias e projetos, portanto, lutam para que sejam concretizados, nesse sentido percebemos claramente as propostas tanto do Coletivo quanto do DCE.
Lutamos pelas cotas de verdade, lutamos por um ensino público melhor, tanto que LEAFRO e NEAA trabalham com projetos de extensão em escolas públicas. Se não lutássemos de verdade pelas cotas, como você diz, não teríamos montado esse coletivo, seria muito mais cômodo ficarmos em casa, cuidando apenas de nossas vidas (afinal já estamos na universidade)do que encarar esse tipo de debate, já que é um debate que vem na contra-corrente da história.
Você disse que não conhece o coletivo nem que faz parte, é só entrar em contato por e-mail ou pelo blog para participar dos encontros, esse é um COLETIVO! Se acha que o coletivo não está fazendo nada venha colocar sua proposta já que também é a favor das cotas e que é um cotista.

Abraços!

Agnaldo, aconselho vc a dar uma olhada no histórico do blog, tbm visitar o perfil do coletivo no orkut e ver um pouco do trabalho que a gente tá fazendo... realmente ainda não temos uma representação massiva dentro da uel, mas começamos com a organização do Coletivo há apenas seis meses e estamos batalhando na divulgação para que a discussão se amplie, então é muito importante que nós cotistas nos interemos do debate! sinta-se muito convidado a participar das nossas atividades, sempre as divulgamos neste blog! Quando vc diz que vê muitos trabalhos do DCE saindo do papel, gostaria que citasse pelo menos algum, pq eu desconheço... Gostaria tbm de dizer que o que vc chama de "apenas um muro pixado" para nós do Coletivo significou um ato político de muito imapacto! Apagar dos muros nossa expressão política não significa que estão querendo deixar o espaço bonito ou bem apresentável, significa que estão tentando calar a "voz dissonante" que a gente grita! E na verdade isso não muda nada, pq a gente vai continuar gritando... e com muito mais fôlego! Coletivo Pró-Cotas é nóis!!

"apenas um muro pixado" ... não é apenas palavras no muro, mas como a Lais afirmou é um ATO POLÍTICO, e que incomodou muitas pessoas, desde quando colocamos a palavra COTAS no muro pessoas vieram criticando. Como uma simples palavra incomoda tantas pessoas né !! Ontem ao tirar foto do muro recebi reclamações de duas mulheres ...e eu estava apenas tirando uma foto ....
Isso significa que precisamos nos posicionar e lutar por essa política ... e você Agnaldo sendo cotista pode começar a se posicionar e dos apresentar propostas, pois o objetivo do Coletivo é atingir a comunidade externa e interna ...ao contrário do DCE que tem verba, nos do Coletivo estamos lutando com poucas pessoas e nada de verba ...

tem gente que reclama do coletivo mais nao foi em se quer uma reunião!
Falar até papagaio fala... vamos agir tbm pessial que fala que o coletivo pro-cotas da uel nao faz nada!

ABRAÇOS

Apoio as cotas, mas entendo o DCE...
Nem todos os estudantes apoiam as cotas. E aí, direitos iguais ou não ? Afinal, aquele espaço é de todos...

Acorda Londrina a última linha que você escreveu já responde sua pergunta .... aquele espaço é de todos nós expressamos que somos a favor das COTAS e que estamos lutamos por esse direito ... assim como os alunos que são contra poderiam escrever do lado que são contra ....o objetivo é levantar debates coerentes ... Mas a posição que o DCE tomou foi mais questão de PODER do que de DIREITOS IGUAIS... cedeu um espaço mas na hora proibiu que o Coletivo Pró-Cotas mostrasse a cara !!!
Afinal se o DCE, como eles mesmo disseram numa carta, qie "representar é saber e respeitar a opinião de todos", então porque nos calaram? Porque não respeitaram a nossa "opinião", ou melhor, a nossa luta?

O espelho do termo

Se a coisa tá preta
é porque sou a ovelha negra.
Como irei me afirmar
se meus pés calejados
não têm se quer um chinelo velho pra calçar?

A mentira branca é fatal
se esconde atrás da democracia racial.
O racismo é cordial,
a contradição entre os termos mostra o país desigual.

Por que o trabalho é de preto
quando mal feito?
Será que somos mesmo um país sem preconceitos?
Eu vim aqui pra reivindicar meus direitos.
Sou Preto Pobre
Não nasci em berço de nobre.

Eu quero meu quinhão
Eu quero reparação!

Não me vá dizer que foi caneta
Que aboliu a escravidão
Olhe pros Quilombos, que porreta
É resistência do “Negro fujão”

O espelho do termo reflete a escravidão
“Da tradição escravocrata” quero abolição!

Inês Monique Miranda Abreu

Postar um comentário